Há uma linha tênue que diferencia enchente, inundação e alagamento. Por exemplo, estamos diante de um quadro de enchente quando temos o aumento do nível da água, porém sem que isso gere o transbordamento. A enchente é causada sobretudo pela elevada vazão da chuva.
Quanto a inundação, ela é caracterizada pelo transbordamento. Este transbordamento inunda a região quando o sistema de drenagem não dá conta da vazão de chuva.
No que diz respeito ao alagamento, ele é definido pelo acúmulo de água e sistema de drenagem sem eficácia ou até mesmo em falta.
REDUZIR ALAGAMENTOS, INUNDAÇÕES E ENCHENTES É POSSÍVEL?
Além de ações públicas de prefeituras, governos e secretarias específicas para tais finalidades, reduzir e prevenir alagamentos, enchentes e inundações passa também por alguns gestos pessoais de cada um.
O clássico descarte de lixo nas vias públicas é o exemplo mais notório a ser eliminado. Mas claro que a problemática não se resume a isto.
No que diz respeito a métodos de proteção e prevenção no caso de problemas oriundos da chuva, alguns dispositivos poderão ajudar. É o caso por exemplo, do uso de comportas residenciais, instalação de válvulas de retenção nas saídas de esgoto, por exemplo, drenos e canaletas.
Na rua, o desentupimento de bueiros é essencial para evitar possíveis tragédias, bem como a retirada de objetos, móveis velhos e jogados pelas vias.
Fazer a manutenção de seu sistema hidráulico também é um fator de segurança, evitando problemas de entupimento devido à alta vazão de água no período de chuvas. Para isso, entre em contato com a Desentupidora Aquarella agora mesmo e tenha a certeza de estar com o encanamento e esgoto fluindo perfeitamente.