Apartheid
Embora a segregação existisse na África do Sul desde o século 17, quando a região foi colonizada por ingleses e holandeses, o termo passou a ser usado legalmente em 1948.
No regime do apartheid o governo era controlado pelos brancos de origem europeia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. Aos negros eram impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais.
Entre as principais leis do apartheid, podemos citar:
- Proibição de casamentos entre brancos e negros - 1949.
- Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-afriacanos (branco, negro ou mestiço) - 1950.
- Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades - 1950
- Determinação e criação dos bantustões (bairros só para negros) - 1951
- Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos) - 1953
- Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões - 1953
Fim do Apartheid
Este sistema vigorou até o ano de 1990, quando o presidente sul-africano tomou várias medidas e colocou fim ao apartheid. Entre estas medidas estava a libertação de Nelson Mandela, preso desde 1964 por lutar com o regime de segregação. Em 1994, Mandela assumiu a presidência da África do Sul, tornando-se o primeiro presidente negro do país.
Apartheid - Exercícios
1-Justifique a frase: “ África do Sul, um país de negros com segregação racial.”
Apesar da maioria do país ser formado por negros, existiu e existe uma forte separação racial, devido a colonização e a imposição da minoria branca de dominar economicamente, militarmente o país. Sendo assim, os negros de usufruir de seus direitos mesmo após sua independência.
Através desse estudo dá para percebermos como a colonização deixa marcas profundas num povo, colocando-o em uma difícil situação de pobreza e humilhação.
2-O final do Apartheid significa problemas resolvidos? Explique.
Não. Apenas mudaram as leis, a concentração da riqueza continua nas mãos dos brancos e as atitudes ainda continuam as mesmas.
3- Comente sobre o novo racismo que ocorre nos países ricos em relação aos imigrantes.
Enquanto os imigrantes foram úteis, como mão-de-obra barata na época em que faltava mão de obra nos países ricos eles eram bem vindos. Quando começou uma crise de desemprego os imigrantes se tornaram bodes expiatórios, sendo assim “perseguidos” pelos países que abriram os braços a eles.
Vale lembrar que a crise de desemprego se deve principalmente a alta tecnologia ali desenvolvida e não aos imigrantes.
4-Diferencie Apartheid de racismo comum.
O apartheid é um racismo oficializado através de leis, enquanto que o racismo comum não é legal, é praticado ilicitamente.
Fonte: SuaPesquisa